Meu nome é Olívia Gomes, sou escritora e usarei o espaço deste Blog para compartilhar algumas dicas de leitura, cinema, teatro, músicas e o que mais convier.
A primeira dica diz respeito ao livro que mais me fala ao coração. Chama-se "Olhai os lírios do campo", foi escrito na década de 30 pelo brasileiro Érico Veríssimo.
Certamente você deve estar se perguntando o porquê de eu ter me reportado a um livro escrito há tantos anos, fácil responder ... Geralmente os comentários acerca desta obra dizem respeito aos aspectos psicológicos e/ou sociais do personagem principal , Eugênio Fontes.
A leitura que proponho para este livro, parte de uma outra perspectiva.
Tirando o foco de todos dos dramas vividos pelo protagonista, o personagem que mais grita e ao mesmo tempo mais se cala é minha xará, a Olívia.
A Olívia de "Olhai os lírios do campo" é descrita como uma mulher comum, não se enquadra nos padrões de beleza que a definiriam como "diva". Além de não ser uma mulher cuja beleza chama a atenção, ela é desfavorecida social e economicamente.
Suas grandes virtudes são aquelas que o olho não vê ... Olívia é inteligente, sensível , perspicaz e de um comprometimento e entendimento da vida, quase incompatíveis com sua idade.
Como se isso não fosse o bastante, nutre por Eugênio não uma simples amizade, mas um amor profundo, leal e abnegado . A ninguém confidencia que o ama, nem a ele mesmo !
Em nenhuma página do livro há a narrativa de uma declaração de amor por parte dela , mas a todo instante o amor se evidencia nos gestos, nos atos e no silêncio... Na lacuna provocada pela distância geográfica que se interpõe sobre eles... Olhai os lírios do campo é o recado dela diante dos interesses materialistas em que ele se vê submerso... É uma leitura que nos faz refletir acerca do amor até mesmo em nossos dias.