sábado, 15 de janeiro de 2011

Olívia Gomes

Meu nome é Olívia Gomes, sou escritora e usarei o espaço deste Blog para compartilhar algumas dicas de leitura, cinema, teatro, músicas e o que mais convier.

A primeira dica diz respeito ao livro que mais me fala ao coração. Chama-se "Olhai os lírios do campo", foi escrito na década de 30 pelo brasileiro Érico Veríssimo.

Certamente você deve estar se perguntando o porquê de eu ter me reportado a um livro escrito há tantos anos, fácil responder ... Geralmente os comentários acerca desta obra dizem respeito aos aspectos psicológicos e/ou sociais do personagem principal , Eugênio Fontes.

A leitura que proponho para este livro, parte de uma outra perspectiva.
Tirando o foco de todos dos dramas vividos pelo protagonista, o personagem que mais grita e ao mesmo tempo mais se cala é minha xará, a Olívia.

A Olívia de "Olhai os lírios do campo" é descrita como uma mulher comum, não se enquadra nos padrões de beleza que a definiriam como "diva". Além de não ser uma mulher cuja beleza   chama a atenção, ela é desfavorecida social e economicamente.

Suas grandes virtudes são aquelas que o olho não vê ... Olívia é inteligente, sensível , perspicaz e de um comprometimento e entendimento da vida, quase incompatíveis com sua idade.

Como se isso não fosse o bastante, nutre por Eugênio não uma simples amizade, mas um amor profundo, leal e abnegado . A ninguém confidencia que o ama, nem a ele mesmo !

Em nenhuma página do livro há a narrativa de uma declaração de amor por parte dela , mas a todo instante o amor se evidencia nos gestos, nos atos e no silêncio... Na lacuna provocada pela distância geográfica que se interpõe sobre eles... Olhai os lírios do campo é o recado dela diante dos interesses materialistas em que ele se vê submerso... É uma leitura que nos faz refletir acerca do amor até mesmo em nossos dias.



Um comentário:

  1. Oi Olívia,
    Simpático teu blog, viu?
    Venho através do Café com Sucralose.
    Vendi muito este livro quando trabalhei numa livraia na década de setenta.
    Era muito recomendado nas escolas.
    Posso seguir este lindo blog?
    Um abraço, bjs, e seja bem, vinda.

    ResponderExcluir

Comentários para a Postagem de Olívia Gomes